Lápis de cera e guache
Estes trabalhos são o resultado das experiências realizadas com lápis de cera e guache:
Dom Quixote de La Mancha
Através da dramatização (manipulação de marionetas) e do desenho (re)criamos peripécias desse cavaleiro e do seu fiel escudeiro Sancho Pança e imaginamos situações incríveis...

Arte, magia e conhecimento
Às
terças-feiras na área das expressões privilegia-se o ensino da música. O
professor Chéu traz-nos arte, magia e conhecimento. Com ele desenvolvemos a capacidade
de nos expressarmos, realizamos associações entre saberes de outras áreas e construímos
conhecimentos que nos permitem ver e interpretar o mundo de uma forma mais criativa.
Aqui fica uma pequeníssima amostra do trabalho extraordinário que se tem desenvolvido:
Composição feita com movimento e cor
As pinturas inimitáveis de Pollock foram a nossa fonte
de inspiração para realizarmos um trabalho sobre o outono. A obra foi executada num cartão
que colocamos no chão da sala. Depois de prepararmos as tintas salpicamos o
cartão com muitas cores. Aplicamos a técnica criada por Max Ernst e
desenvolvida por Pollock, o dripping. A nossa obra foi-se formando à medida que
as tintas se iam sobrepondo. O resultado foi surpreendente.
Composições feitas de cores, linhas e formas
Kandinsky foi um homem apaixonado pelo poder emocional da música e tentou criar a “pintura pura” que poderia provocar nos observadores um efeito semelhante. As notas musicais representavam para ele, simultaneamente, sensações e cores. Conseguia fazer corresponder a cada nota musical uma cor específica, permitindo-lhe traduzir pinturas em partituras e vice-versa.
As sensações experienciadas através da música levou-o a conceber e aperfeiçoar
uma forma de arte que valorizava as cores, as linhas e as formas em detrimento da
representação de objetos reconhecíveis. Pretendia que as suas obras exprimissem
conceitos capazes de provocar emoções profundas.
Também os
artistas da SÉ1 quiseram mostrar a verdadeira essência de uma obra de arte ao criarem
formas e linhas que nos permitem diversas interpretações a nível visual e
emocional e que certamente provocam sentimentos interiores ao observador.
Simplesmente Magnífico!!! Os nossos pequenotes são verdadeiros artistas...
ResponderEliminarBjs
Sandra - Carolina
Verdadeiros artistas!
ResponderEliminarÉ nitido que a música lhes transmite emocões postivas que conseguiram, de forma brilhante, transmitir aos observadores.
Parabéns artistas Sé1!
Parabéns professora Ana pela sensibilidade.
Ana Sofia ( Ana Clara)
*positivas
ResponderEliminarComposição de movimento e cor: obrigada professora por lhes permitir estas expressões. É tão importante valorizar todas as formas de expressões. 😍😍
ResponderEliminarNão conseguimos visualizar o resumo do trabalho do professor Chéu, mas sabemos que tem sido excelente (as crianças adoram!). Obrigada!
ResponderEliminarBelos artistas...trabalhos dignos de uma exposição. Muitos parabéns a todos os intervenientes. Muito obrigada.
ResponderEliminarD.Quixote escolheria todas elas!!!Pois cada uma tem a sua beleza...
ResponderEliminarBeijinhos
Sandra Carolina
Temos artistas!! 👏😊👏
ResponderEliminarParabéns!
Ana Sofia Coelho
Os pequenos artistas continuam a surpreender!!!
ResponderEliminarBeijinhos
Carolina
A Ana Clara chegou a casa muito entusiasmada com a técnica mista. Gostou imenso!
ResponderEliminarOs nossos artistas continuam a brilhar.
Ana Sofia Coelho