sábado, 20 de maio de 2017

AIKIDO


O pai da Inês ensinou-nos alguns truques de uma modalidade de origem japonesa designada por Aikido. Explicou-nos que o Aikido é a arte de nos conhecermos a nós próprios e de nos defendermos, sendo possível neutralizar um ou vários adversários, com ou sem armas sem magoar ou ferir. Ele disse-nos que para praticarmos esta modalidade é indispensável a tomada de consciência do nosso corpo, a relaxação, a intenção no movimento, a harmonia e a não-violência. O pai da Inês fez a demonstração de algumas técnicas. Pareceram-nos fáceis mas, na verdade, quando experimentamos, verificamos que não são. Precisamos trabalhar muito a nossa postura para conseguirmos. O nosso muito obrigada(o) ao pai da Inês por este momento agradável de partilha.
 
 

domingo, 14 de maio de 2017

Educação e solidariedade, unindo povos e culturas: Bragança-Khamlia 2017

Após termos investigado sobre a fauna e a flora da nossa região optamos por construir um herbário para enviarmos aos nossos amigos de Khamlia. Fizemos ainda um presente muito especial e gravamos mensagens para eles. Ficamos muito felizes com a visita do Professor Paulo Mafra que, mais uma vez, nos falou do projeto e nos informou que brevemente vai estar com esses nossos amigos para lhes entregar, entre outros, os nossos trabalhos. Ficou a promessa de voltar com notícias deles. Em nós ficou o desejo de os conhecermos e de podermos continuar a partilhar saberes.  

sábado, 6 de maio de 2017

Uma lição de cidadania

O pai do Pedro leu-nos o livro “As Palavras Mágicas de Raquel Pinheiro”. Durante e após a leitura da história transmitiu-nos valores fundamentais que devem integrar os relacionamentos humanos. As crianças tiveram a oportunidade de debater ideias e refletir sobre a importância de pronunciarem palavras que demonstrem respeito, carinho, humildade e atenção, bem como expressões que traduzem boa educação.

Engenho de riscos e rabiscos

A Carolina trouxe para a sala de aula um maquinismo que rabisca papel. Este engenho foi construído com materiais reutilizáveis pelo pai da Carolina. O engenho cria obras de arte espetaculares. O pai da Carolina é um fantástico artista e cientista!