sábado, 17 de dezembro de 2016

Oxalá que para todos seja Natal, desta vez

Decorreu no passado dia 13 de dezembro a nossa festa de Natal. Nessa tarde foi apresentado, no Salão Nobre da sede do Agrupamento, um programa repleto de magia. As danças, as dramatizações, as canções, os poemas e as mensagens, protagonizadas pelas crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ano de Escolaridade, marcaram e enriqueceram esse momento.
"Para o nosso mundo prosperar", reiteramos as mensagens de apelo à paz, aos valores de respeito pelo outro, à solidariedade e à justiça proferidas na nossa atuação.
Perante tão rico e variado espetáculo, é difícil deixarmos o registo de tudo. Contudo, ficam aqui algumas imagens para que possamos recordar.
 

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

BOOOM: o violino

No dia 5 de dezembro o professor Luís Peres trouxe-nos música clássica. Com o seu violino interpretou obras de grandes compositores, nomeadamente Mozart, Antonio Vivaldi e Arcangelo Corelli. Para além de termos realizado várias aprendizagens vivemos grandes emoções durante este momento magnífico. A incomparável sonoridade deste instrumento musical reconfortou-nos a alma e iluminou os nossos sentidos. Obrigada à equipa que nos proporcionou este momento.
                                       

Viagem à Terra do Natal e dos Sonhos

No dia 5 de dezembro viajamos de comboio até ao centro histórico de Bragança e entramos na Terra do Natal e dos Sonhos. Embora o tempo de que dispúnhamos para a visita fosse muito limitado a verdade é que ainda tivemos a possibilidade de participar em diversas atividades. A Casa do Pai Natal, a Mini-Roda e o comboio infantil foram, sem dúvida, atrações divertidas, mas a pista de gelo foi a nossa preferida. Num ambiente de sonho e magia tivemos a oportunidade de despertar e mostrar os nossos talentos desportivos e artísticos.

 

domingo, 13 de novembro de 2016

Cultura e tradição

No dia 11 de novembro vivemos momentos da história e da cultura portuguesa na nossa escola. Participamos em diversos jogos tradicionais que os professores da equipa da Biblioteca Escolar nos proporcionaram e celebramos o São Martinho. Fizemos uma fogueira onde assamos castanhas. Deste dia recordamos ainda as brincadeiras e as histórias que (re)criamos:

domingo, 30 de outubro de 2016

À descoberta do meio

No dia 28 de outubro fomos visitar a Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca & Norcastanha. Neste evento ficamos a conhecer atividades da região relacionadas com os setores da caça e da pesca, bem como alguns produtos agrícolas da região. Gostamos de ver as aves de rapina, ver fazer esculturas em abóboras, aprender como se reproduzem as trutas, aprender técnicas de pescaria e pescar no maior aquário móvel da Europa.
Mais coisas? Adoramos as castanhas assadas e quentinhas que nos ofereceram no final da visita.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Corre, corre cabacinha...

Na Biblioteca Escolar Álvaro Gomes ouvimos a história "Corre, corre cabacinha" de Eva Mejuto e André Letria contada pelos alunos do 6.º ano da turma C. Após a exploração da história os alunos do 6.º ano lançaram-nos alguns desafios que incidiram essencialmente sobre o domínio da fonologia, nomeadamente:
      - consciência de rima;
      - consciência silábica - sílaba inicial comum,sílaba final comum e representação numérica e gráfica.
Depois, cada um de nós colocou uma semente de abóbora num copo com terra. Agora vamos ter que investigar sobre a forma como devemos tratar as nossas sementes para que nasçam e se desenvolvam aboboreiras.
No final decoramos abóboras. Ficaram assustadoras!

Canção da bicharada

Nesta manhã de outono as crianças da SÉ1 numa atividade de articulação com o Pré-Escolar e a  Biblioteca Escolar viveram momentos mágicos. As figuras geométricas transformaram-se em palavras, as palavras em versos, os versos em poema e o poema em letra de uma música que memorizamos e cantamos.